sábado, 22 de outubro de 2011

Quando é hora do estagiário se mudar

Bem como várias das atividades feitas pelos seres humanos, o estágio também atinge um ponto em que não funciona mais. Você fica de saco cheio de alguém, do serviço, do caminho, de alguma coisa, e simplesmente decide que aquilo não é mais o que você precisa.  É bem comum se ter notícias de amigos que estão trocando suas atividades por outras. Os motivos podem ser inúmeros e, geralmente, têm suas justificativas em outras pessoas, e não nos próprios estagiários.

            Nosso eterno Marcelão finalmente vai deixar de contar suas aventuras ao blog. Porque também já deixou de estagiar. Apesar de gostar da empresa, das pessoas e da atividade, um de seus superiores, que não era seu amado chefe, era insuportável. Pedia serviços em cima da hora, disponibilidade além do horário regular e, às vezes, até mesmo queria que Marcelão deixasse de fazer o mais urgente para suprir suas necessidades. Assim, ele cumpriu seu último compromisso pesado e agora dedica-se à liberdade.

Zicão trocou de serviço no meio do ano. Trabalhou com uma ex-professora sua, da qual já não era muito fã. Nos primeiros dias de serviço, tudo ok. Entretanto, as exigências de atividades fora do horário de trabalho não eram bem aceitas, já que esses horários não eram pagos e nem descontados em forma de folga. Então, com a relação já deteriorada, veio a gota d’água: o contrato, que tinha uma certa duração, seria diminuído por problemas da empresa, e, quem quisesse continuar, teria de ficar um mês sem salário. Como Zicão já tinha planos com o dinheiro até o fim do ano, se viu obrigado – e também, inegavelmente, feliz - a sair do estágio. Por sorte, arrumou outro bem fácil.

As cobranças excessivas e desrespeitos às regras estabelecidas na lei e na hora da contratação são as principais queixas e motivos das desistências dos estagiários. A falta de compromisso é nociva, e cria situações ruins para ambos os lados. Entretanto, apesar de serem frequentes motivos de reclamação, os chefes também se aborrecem e botam gente pra rua. Mas isso, só na semana que vem!

Um comentário:

  1. Não entendi o propósito deste post: é uma denúncia? um relato? Jornalismo cheio de meias-palavras não funciona, pessoal.

    ResponderExcluir