sábado, 5 de novembro de 2011

SEST - Serviço de Estágio


O SEST, Serviço de Estágio, da Universidade Federal de Viçosa é responsável pela parte administrativa dos estágios realizados pelos alunos da UFV. Ele possui convênios com diversas empresas que disponibilizam vagas para os estudantes e tem, também, a função de regulamentar os estágios, por meio de termos de compromissos e análise de relatórios.

Os convênios realizados abrangem atividades voltadas para todos os cursos da universidade, incluindo os que não possuem obrigatoriedade do estágio na grade curricular. O SEST também atende universitários de cursos de fora da UFV. Nesse caso, é necessário, apenas, que o estágio seja obrigatório, previsto na grade curricular do curso que o aluno frequenta em outra faculdade. Para os alunos da UFV, essa restrição não é válida, podendo oferecer tanto estágios obrigatórios quanto voluntários.

O sistema de funcionamento do Serviço de Estágio é bem simples: um banco de dados no site, no qual estão cadastradas as empresas conveniadas, permite ao aluno procurar vagas de estágio em sua área de interesse, entre outras especificações. De acordo com o coordenador do SEST, Carlos Roberto Rodrigues, após consultar esse banco de dados, a maior parte dos alunos faz o contato com a instituição desejada por conta própria. No entanto, existem alguns que preferem que o contato seja feito através do Serviço de Estágio, para enviar requisições e pedidos. Neste caso, basta o aluno procurar o SEST e pedir para que eles façam isso.

Após o contato e a definição do local onde o estudante irá estagiar, o SEST fica responsável pelo resto da parte burocrática, que seriam os termos de compromisso e contratos, que precisam ser assinados pelo aluno. No decorrer do período em que acontece o estágio e no fim dele, os alunos que fazem estágio obrigatório devem fazer um relatório das atividades realizadas e, após ser aceito pelo professor orientador, o SEST fica encarregado de verificar se está tudo conforme deveria, como o que devia ser feito e a quantidade de horas trabalhadas. Aí, então, o SEST encaminha o relatório para o professor responsável pela disciplina, para que ele possa avaliar.

Uma característica comum a todos os estágio disponibilizados é que, nos convênios feitos pelo SEST e as empresas que disponibilizam as vagas, as atividades não são remuneradas.

O Serviços de Estágio fica na sala 9 do Centro de Ensino de Extensão (CEE), no campus da UFV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário