sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Os tipos de cobrança nos estágios

As primeiras coisas que pensamos quando a palavra “trabalho” vem à cabeça são a responsabilidade, infinitos relatórios, horários a cumprir, metas e salário. Logo, e obviamente, num meio de treinamento para a vida profissional, tudo isso será igualmente cobrado, certo? Nem tanto. 

Os estágios variam muito mais do que os cargos de trabalho. Enquanto é muito comum encontrarmos empregos com horários rígidos e várias exigências, os estagiários experimentam toda uma sorte de situações: liberdade para se fazer o serviço em casa, dispensa após cumprimento das metas (que normalmente não são muito expansivas), e muitos outros detalhes que ajudam a compor o ambiente geral. Por isso, há grandes diferenças em estágios de empresas privadas e públicas, que mesmo guardando algumas características entre si, não são iguais. 

Em seu estágio, Breno tem a possibilidade de manejar seus horários da forma como preferir, desde que compareça para cumprir as 20 horas semanais obrigatórias. Essa flexibilidade permite que  ele monte o seu horário conforme as suas necessidade de cada semana, que variam de acordo com as atividades demandadas pelas suas aulas da faculdade, como provas e trabalhos. No entanto, uma regra um pouco mais rígida que ele deve seguir é com relação ao vestuário. Enquanto ele está no seu estágio, deve usar calças compridas e calçados fechados. Ele não considera isso um incômodo tão grande assim, mas às vezes sente falta de não poder usar bermudas e chinelos todos os dias, como usava antes, especialmente em dias de calor.

Apesar de ser um dos preferidos do chefe, Marcelão, assim como seus colegas de trabalho, tem que cumprir as regras de seu estágio, que é mais linha dura. A sua carga horária semanal deve ser cumprida rigidamente, sem flexibilidade e possibilidade de troca de horários. Da mesma forma que Breno, as roupas que ele usa no ambiente de trabalho também devem ser menos informais.

Já o estágio de é o mais flexível possível. Por ser responsável pela área de comunicação da empresa em que trabalha, ele tem a liberdade de executar suas tarefas conforme lhe convém. Excetuando um único dia da semana em que ele deve comparecer à reunião de planejamento, todo o resto do seu trabalho pode ser feito na sua própria casa, conforme ele desejar, e nas horas que forem melhor para ele. Seu trabalho não é contabilizado por hora, e sim por metas. Desde que cumpra suas obrigações dentro do prazo estabelecido, ele tem a liberdade de executar o trabalho da forma como ele desejar, com o mínimo de fiscalização possível.

Portanto, ficam claras as diferenças que existem dentro de cada atividade. Além das regras existentes, costuma-se, também, criar acordos com os chefes para que o trabalho funcione em sua melhor forma. Por isso, quando for iniciar a sua experiência, fique atento nas possibilidades de moldar o seu ambiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário