sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Como funciona o estágio obrigatório nos cursos de licenciatura da UFV?

A função do estágio obrigatório em todos os cursos de licenciatura é a mesma, dar ao aluno a oportunidade de já ter o primeiro contato com a escola e com o que, possivelmente, vai ser o trabalho daqueles que se formarem nessa modalidade.

Fora o objetivo em comum, cada curso de Licenciatura da UFV tem características próprias, como a carga-horária de estágio obrigatório supervisionado que deve ser cumprida, por exemplo. Elas podem variar entre 405 horas, como é o caso de Ciências Sociais e Educação Física, 420 horas, assim como Física, e até 480, como em todas as modalidades dos cursos de Letras.

Assim como o número de horas, na UFV, quais períodos e a quantidade deles em que o Estágio Supervisionado aparece na grade como matéria também varia. Em alguns cursos, a matéria aparece a partir do quinto período ou sexto, mas a maioria é apenas a partir do sétimo. Além disso, dependendo do curso, a matéria aparece em apenas um período, dois, ou quatro.

Os estudantes de Licenciatura possuem orientação tanto no colégio em que estão estagiando quanto com um professor do seu próprio curso. Essa orientação tem um papel fundamental direcionando os alunos nas duas funções e ajudando a esclarecer as situações vivenciadas por eles nos estágios.

Geralmente, a primeira parte do estágio obrigatório para quem faz licenciatura tem o objetivo de acostumar o estudante com o ambiente escolar. Ele tem um caráter apenas de observação, focando em três temas: os sujeitos, que seriam todos os envolvidos no ambiente escolar, como professores, funcionários e alunos; os tempos, que é relativo aos horários e séries; e os espaços escolares, que é a estrutura da escola. Durante o período desse primeiro estágio, os alunos têm que analisar esses critérios.

Rodson Alloca cursa licenciatura em geografia e está no sexto período e, além do estágio obrigatório, também faz outro estágio extra por vontade própria. Para ele, a diferença entre esses dois tipos é muito grande, principalmente com relação à função de cada um deles. No estágio do seu curso, o foco é aproveitar a experiência como uma oportunidade de conhecer o campo de trabalho em que ele vai estar se inserindo depois, como professor, enquanto no estágio opcional, o objetivo é ganhar experiências no geral, que, mesmo que possam ser utilizadas no seu curso e na sua carreira, não possuem tanta relação direta com a sua área de atuação no futuro.

Apesar de achar muito importante o contato com a escola que o estágio obrigatório proporciona, que dá a possibilidade de visualizar as possíveis experiências que ele terá como professor, para Rodson, a quantidade de horas que devem ser cumpridas é exagerada. De acordo com ele, “é exigido que se cumpra muitas horas, só que o que se tem pra fazer, o que é direcionado pelo professor, fazer as observações e resolver todas as questões relacionadas ao estágio, daria pra ser resolvido com menos tempo”, por isso ele acredita que a carga horária não se justifica a partir da demanda que ele tem.

Um comentário:

  1. Pessoal,
    a pauta é interessante e relevante para o projeto de vocês. Acho inclusive que vocês podem fazer uma suíte, isto é, uma sequência de matérias sobre o tema, destacando a especifidades dos cursos.
    Senti a falta de:
    - Links. No mínimo, para os sites dos cursos citados
    - Mais fontes. Por que não ouviram pelo menos um coordenador de curso?
    - Foto da fonte.

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