segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Quando é hora de se mudar o estagiário

       Se há algum tempo falamos sobre problemas de estagiários com seus chefes, dessa vez, como prometido, temos o lado dos contratantes em relação aos estagiários. Enquanto os estagiários têm como problemas mais comuns a falta de compromisso e até o abuso por parte dos seus chefes, estes geralmente sofrem , também, com o pouco compromisso demonstrado por alguns e com exageros na hora da aplicação de suas teorias recém-aprendidas.



A dona de uma escola do interior de São Paulo, Elaine Ferreira, contou ao Semiprofissional que já deu mais espaço para que os estagiários entrassem na sua escola. O motivo para a diminuição é que ela ficou traumatizada quando, sem professor de educação física por motivos inesperados, contratou um jovem que havia pedido uma vaga há pouco tempo na secretaria da escola. Nos primeiros dias de trabalho, tudo ok. Entretanto, o rapaz começou a bater de frente com ela. Formado há pouco tempo, tinha na cabeça uma idéia de jogos corporativos, em que, grosso modo, a competição era deixada de lado em prol da coletividade e do desenvolvimento de cada aluno.
Mesmo sem a autorização, o estagiário implantou o modelo e continuou pressionando a diretora para implantá-lo, omitindo o fato de que já o havia feito por conta própria. Porém, alguns alunos, insatisfeitos com a situação, foram até ela e contaram que suas aulas estavam diferentes do esperado. Sabendo disso, Elaine chamou o estagiário e começou uma discussão. Antes que ela o demitisse, ele pediu para sair e não voltou mais.
O que mais chocou a diretora foi o fato das constantes críticas feitas por ele. Queria, de qualquer maneira, que a teoria em que pensava fosse implantada, mesmo que ela se mostrasse inviável num primeiro momento e, principalmente, naquele momento. Por isso, não querendo enfrentar mais teóricos utópicos, ela decidiu diminuir o espaço de estágio em sua escola.
Hoje, aceita apenas alunos de faculdades que precisam concluir seu estágio obrigatório observando as aulas dadas pelos professores titulares de sua escola. Mesmo entre esses, já teve problemas com duas garotas que eram amigas e ficavam conversando sem parar enquanto deveriam analisar o comportamento dos professores, atrapalhando muito a aula. Como exceção, tinha, até pouco tempo, uma outra garota em sua secretaria em caráter de estágio, com 20 horas. Entretanto, quando começou a angariar mais funções do que havia imaginado, ela arrumou outro emprego e foi embora, no segundo mês.
Com esses exemplos, mostra-se como, às vezes, é complicado se encaixar pessoas em empresas já consolidadas. Da mesma forma que é complicado abrir a empresa para novos, também é arriscado delegar-lhes funções, já que o retorno que esses estagiários dão é muito incerto.

Um comentário:

  1. Olá! Tudo bem?
    Me diz, você gosta de séries, filminhos e livros meio drama, meio comédia?
    Pois imagine que legal tudo isso numa história só!
    Acompanhe meu blog, Next Exit, e divirta-se com a história de Layla, uma jovem de vinte e poucos anos totalmente perdida quanto ao seu futuro profissional.
    Já estamos no terceiro capítulo. E tem novos posts todas as quintas-feiras às 20h.
    Se você gostar, ainda pode curtir nossa página no Facebook.
    Depois me diz o que achou!
    Obrigada e beijão!

    ResponderExcluir